quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aplicativo - COCOPPA

quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Primeiro tutorial de App aqui do Divãneios Diários, sabemos que não é uma novidade, mas a nossa dica de hoje é o Cocoppa.
Esse aplicativo personaliza o celular do jeito que você quer, pondo ícones com a sua cara, papel de parede, além de permitir que você disponibilize ícones feitos por você.
É um app grátis e muito utilizado que também é disponível para usuários Android.
A versão que utilizamos é a 1.8.7, anterior a mais recente, a 2.0. Espero que gostem!

1- Para começar, entre no App Store e faça o download gratuito do aplicativo COCOPPA:



2- Depois de instalado, a primeira tela que aparecerá depois da abertura do aplicativo será uma introdução ao aplicativo (caso você entenda inglês) poderá acompanhar a explicação e ao final cadastrar (Sign up now).



3- Caso você opte por pular a introdução, ou ter passado reto sem querer (como eu), você pode efetuar o cadastro na tela de início:



4- Para se cadastrar é necessário aceitar os termos de uso, como em todo programa ou aplicativo exige:



5- O Cocoppa disponibiliza 4 meios de cadastro. O mais fácil, na minha opinião é pelo Facebook, pois é só sincronizar com a sua conta e o cadastro está terminado. Mas farei pelo método normal, caso não se tenha conta nos outros, mas é necessário ter e-mail.





6- Antes de começar a mexer no aplicativo é interessante que se complete seu perfil, na aba "My page". Além das informações normais, como foto de perfil, nome, etc, o aplicativo tem a opção de seguir seu autor favorito e ainda publicar ícones feitos por você, para que outras pessoas baixem. 

** O diferencial do Cocoppa é que ele permite a troca de informações entre os usuários e a divulgação de seus trabalhos. **


7- O app é meio confuso e contém muitas informações, para facilitar existem ferramentas de busca dentro do app, onde se pode procurar por categorias, cores, tags, etc.




8- Para exemplificar como se baixa e instala um ícone vou usar uma situação de exemplo. Na aba Popular icons, instalarei este ícone do Instagram:




9- Após selecionar o ícone que você quer instalar, abrirá a seguinte janela contendo informações do criador do ícone, opção para dar um like e uma para comentar. Para baixar o ícone para o celular aperte o "Set up link".




10- A partir daí surgirão algumas opções para "baixar" o ícone. A mais fácil é a App Search, que nada mais é do que procurar o aplicativo já instalado no celular e subtituir seu ícone pelo que você quer baixar, no caso, o Instagram.

**Importante: O Cocoppa não apaga o ícone antigo! Ele apenas cria outro caminho de acesso ao App, inserindo outro ícone. Você ainda poderá ver o original do Instagram em sua tela.**




11- Após selecionar o "App Search" aparecerá uma barra para se procurar o aplicativo, caso ele não seja encontrado automaticamente. No caso do exemplo, o Instagram aparece logo abaixo como primeira opção.


12- Assim, uma tela de confirmação vai aparecer. É possível inserir um efeito de brilho no ícone (Add gloss) e também trocar o nome do App. Logo abaixo é possível ver qual aplicativo será aplicado o novo atalho. Quando tudo estiver certo, aperte OK.

** MUITO IMPORTANTE: Reforçando o que disse antes, o Cocoppa não substitui o aplicativo por outro, ele apenas cria um atalho para o aplicativo original, por isso, NÃO EXCLUA o ícone do Instagram original! Ao excluir o ícone antigo, você também exclui o App Instagram e o ícone baixado pelo Cocoppa não irá funcionar mais, pois não existirá mais o aplicativo, certo? **


13-  Automaticamente aparecerá esta tela para confirmar a instalação. Na "descrição" o aplicativo avisa o que eu disse anteriormente, de não apagar o ícone antigo. Selecione "Instalar":


14- Como eu havia dito, os dois ícones (novo e antigo) ficam ativos no celular, onde o novo é um atalho do outro. Mas como ter dois Instagrams fica feio, uma boa dica é "esconder" o ícone antigo criando uma pasta. Neste caso criei uma chamada "Aplicativos", assim toda vez que eu quiser personalizar um ícone, posso colocar os antigos nesta pasta de forma organizada, assim saberei onde todos estão.





Bom, espero que tenham gostado e desculpem o post muito longo! Quis fazer super detalhado para não terem dúvidas. 
Trocar um ícone é só um começo, não crie barreirar para deixar seu celular com a sua cara. A maioria dos ícones são personalizáveis, além do plano de fundo, acreditem faz toda a diferença.

Beijos e até a próxima!


Veja o Divãneios Diários no YoutubeFacebook e Instagram.

Divãneios Diários © 2014