quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Como foi o meu TCC

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Eu fiz biomedicina e me formei recentemente, ainda não aconteceu a colação de grau, é dia 22 de Fevereiro.
Como a maioria das faculdades, a minha também teve TCC que é o Trabalho de Conclusão de Curso.
Vou contar um pouco da minha experiência com ele. No final do 3º ano de faculdade tive que entregar um pré-projeto com cerca de 10 a 15 folhas e um documento assinado pelo Orientador aceitando ser Orientador. O pré-projeto serve para avaliar se você tem condições de fazer o TCC, no meu caso, não necessariamente precisou ser do mesmo tema. Meu pré-projeto foi sobre Implementação do Sistema de Qualidade em Laboratórios.
Sabe quando falam que é melhor fazer o TCC nas férias e não deixar para fazer em cima da hora? É a mais pura verdade do mundo!
Quando voltei para o 4º ano, era um ano praticamente de estágio e poucas aulas, mas não se engane, menos aula significa mais tempo para fazer nada. Porém, eu sou uma aluna empenhada, mandei vários emails para o meu Orientador nas férias e nada de resposta. 
Um belo dia de sol resolvi trocar o tema e consequentemente de Orientador já que o meu não me respondia, aí descobri que ele havia largado a instituição e estava falando sozinha. Até conseguir outro e escolher tema e etc, foi uma luta. 
Sabe quando arrumar o guarda roupa, esmaltes, sapatos, aprender a usar o Illustrator, editar vídeos, ter um blog e fazer malabarismo, é mais fácil que ler e escrever o TCC? Comecei de fato a escrever o TCC em Junho e tinha que apresentar a primeira vez em Setembro, entregar o boneco no começo de Novembro e defender para a banca no meio de Novembro.
O meu tema mudou para Dengue e suas Complicações, daí um dia antes de entregar virou Dengue: a Importância da Profilaxia no Controle da Doença. Foi uma guerra, até hoje não tenho certeza do que aconteceu.

O que eu achei do TCC?
Eu não sou a favor de TCC, não pelo trabalho que dá, mas pelos rendimentos. Acho muito mais importante fazer artigos e apresentações em Simpósios de Iniciação Científica do que somente para a banca fechada, pois conta no currículo. E olha que eu não apresento nada bem, na minha defesa havia 3 pessoas: minha Orientadora, meu professor convidado e uma colega de sala que iria apresentar logo após. Ainda sim acho importância participar sempre e apresentar trabalhos desde o primeiro ano de faculdade, para desenvolver e quando domina o tema, fica muito mais fácil!

Logo mais teremos mais post sobre o tema, afinal, é importante saber para onde direcionar o estudo.

Beijooos e até!
Veja o Divãneios Diários no YoutubeFacebook e Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divãneios Diários © 2014